Carreira

Analista de marketing, o que é e quanto recebe

Publicado

em

A importância do analista de marketing pro mercado atual brasileiro tem crescido junto com aumento do número de pessoas online. Principalmente, por ser visto como uma oportunidade do mercado, especialmente para as marcas atingirem os seus públicos com mínimo de recursos possíveis.

Analista de Marketing

Além disso, é uma profissão que dispõe de uma grande demanda, com salários que podem ser interessantes e uma boa gama de opções especializadas. Por isso, se quer entender como atua o analista de marketing e entender o que fazer para seguir essa carreira, além de saber a média salarial, continue com a gente até o final.

O que faz um analista de marketing?

O analista de marketing é o responsável por montar estratégias de marketing para campanhas em mídia, online e offline. Sendo feitas através de pesquisas e conhecimento do movimento da internet nas redes sociais, na web dos consumidores. Assim, prestando serviços de suporte, organização e direcionamento de recursos para alcançar, manter e vender para esses clientes.

Com isso, algumas rotinas que são comuns para esse profissional são: pesquisar o público alvo, criar ambientes positivos nos canais de comunicação e principalmente administrar campanhas com objetivos concretos de marketing.

Logo, com essas rotinas o analista amplia a base de clientes e principalmente consegue fidelizar os que já possui. Criando um posicionamento da marca nas redes sociais e em suas plataformas digitais.

Algumas outras tarefas comuns na carreira do analista de marketing são:

  • Planejamento para aumentar o tráfego orgânico e pago do site;
  • Organização de eventos;
  • Desenvolvimento de promoções e campanhas;
  • Acompanhamento e gerenciamento de redes sociais;
  • Acompanhamento de métricas e índices de performance;
  • Análise do retorno sobre os investimentos de marketing;
  • Apoio para a implementação de ações planejadas;
  • Participa da criação de novos produtos ou serviços;
  • Elabora relatórios de resultados.

Onde pode atuar o analista de marketing?

O primeiro passo é se tornar estagiário de marketing, logo, subindo a vaga de assistente de marketing passando a analista junior. Após isso, você pode se tornar coordenador e gerente de marketing chegando a diretor. Esse é o caminho que a profissão possui, porém não é o único, sendo possível tomar outras direções conforme for sentindo sua carreira.

A média salarial de um analista de marketing gira em torno de mais de 2 mil reais, inclusive o maior cargo de diretor tem média salarial de 40 mil reais. Sendo o escalão mais alto da carreira de analista.

O que faz um bom analista de marketing?

Existem alguns aspectos que são importantes para analistas de marketing que fazem grande diferença para se destacar no mercado, se liga aí:

Números

Dominar os números é um dos aspectos básicos para ter sucesso como analista de marketing, principalmente para direcionar as estratégias. Entenda que cada mensuração é importante para aprender onde está indo o seu negócio. Além disso, as plataformas disponibilizam relatórios muito interessantes para verificar onde o seu negócio está indo e corrigir o rumo.

Marketing de conteúdo

Saber produzir conteúdo é outro aspecto importante para ter relevância no mercado de trabalho como analista. Criar bons conteúdos que atraiam e fidelizem os clientes, fornecendo informações que tragam melhoria em suas vidas é o caminho correto. Para isso, estar atualizado e atento ao que acontece nas redes sociais e plataformas é a melhor garantia de produzir esse conteúdo.

Definição de público alvo

O último aspecto além de criar o público alvo, é definir o seus hábitos, seus gostos e principalmente gênero e idade. Isso facilita todo processo de estratégia, produção de conteúdo e mensuração para o analista. Então, comece estudando quem compra o seu produto para ter mais assertividade.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile