Carreira
9 motivos para entrar em uma universidade pública no Brasil e no exterior
Pensando em entrar em uma universidade pública? Principalmente agora no fim do ano, muitos jovens que estão se formando e saindo do ensino médio estão se preparando para fazer o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e poder usar a sua nota da prova para entrar nas melhores faculdades do país.
O que pode deixar muitas dúvidas além de qual curso fazer é em qual universidade entrar. Escolher uma boa faculdade pode definir sua trajetória para caminhar em direção dos seus sonhos e literalmente transformar a sua vida.
Confira abaixo os melhores motivos para que você vá atrás de uma universidade pública.
9 motivos para escolher uma universidade pública
- Público, gratuito e de qualidade;
As universidades públicas são 100% gratuitas sem fazer cobranças de mensalidades abusivas, o que democratiza muito mais o acesso a uma educação de qualidade e ajuda muito as pessoas que não tem boas condições financeiras principalmente em tempos de crise como agora.
- Professores concursados;
Em uma universidade pública, os professores precisam passar por concursos
e processos seletivos para lecionar, assim contratando os melhores professores. Eles precisam passar por uma série de testes da própria faculdade para conseguir dar aulas.
- Boa visibilidade no mercado de trabalho;
Ter uma universidade pública valoriza seu currículo para entrar em uma
empresa, já que as empresas sabem da qualidade do ensino nas faculdades federais. Muitas empresas contratam pessoas baseando-se na faculdade que o candidato fez ou está fazendo.
- Concorrência;
As faculdades públicas têm uma concorrência muito grande. Isso pode ser
encarado como uma oportunidade de estar entre os melhores do país. E também costuma ter uma diversidade de alunos enorme, ajudando a criar um ambiente mais inclusivo e diverso com diferenças culturais, financeiras, raciais e etc.
- Inclusão;
As universidades destinam pela lei de cotas 50% das vagas de graduação
para alunos que fizeram todo o ensino médio na rede pública de ensino. Assim, dando mais oportunidade para alunos de baixa renda que normalmente completam o ensino na rede pública.
- Auxílio moradia;
É comum que as universidades federais possuem um local específico para
oferecer moradia aos estudantes que precisam de um lugar para residir. Mas dependendo do caso o aluno pode receber até um auxílio aluguel.
- Auxílio transporte;
O transporte é uma das preocupações mais recorrentes dos alunos, já que
não é todo mundo que pode ir de carro ou consegue um emprego para pagar o meio de transporte.
- Auxílio financeiro;
Outro bom motivo é o auxílio financeiro que não tem uma definição muito
específica de como ele deve ser gasto. O valor depositado para o estudante varia entre R $200 e R $400, que pode ser gasto em moradia, alimentação, transporte e coisas do tipo.
- Enem.
Por último, mas não menos importante, você pode utilizar a nota do ENEM
para entrar nas universidades públicas. Assim, se você foi bem no exame, tem mais chances de passar.
Espero que você agora tenha bons motivos para entrar em uma faculdade pública e estudar nas melhores instituições de educação do país, te ajudando a adquirir conhecimento de qualidade e a ter uma vida financeira mais estável.
Não é necessário que faça apenas intercâmbio para conseguir ir estudar no exterior
Basta que você estude, planeje-se financeiramente para conseguir ir até o seu sonho. Lembrando que as universidades no exterior possuem regulamentos diferentes das brasileiras, portanto o melhor é adequar-se às regras e avaliar os períodos de inscrições de cada universidade.
Entenda como fazer o planejamento financeiro
É excelente contar com uma universidade que vai arcar com os custos do aluno, entretanto, até você conseguir ser um aluno efetivo é necessário que planeje seu próprio orçamento para não ter que se preocupar com materiais e imprevistos. Para fazer o planejamento financeiro conte com um profissional capacitado e elabore desde o momento da decisão da universidade escolhida uma reserva de emergência para suporte de seis meses a um ano que se estenda por mais tempo. Dessa forma, você previne os impactos dos imprevistos.