Carreira
6 dicas para se tornar um líder
Confira as principais dicas para desenvolver a liderança em você e veja a sua carreira decolar para o sucesso profissional.
O que é Liderança
Quando falamos de liderança dizemos a respeito da habilidade de motivar e inspirar pessoas de forma positiva. Na liderança, a motivação é realizada através de atitudes do líder, sendo responsável por influenciar e conduzir a equipe na luta por um objetivo.
Apesar do líder ser confundido com um chefe, as características são distintas. Ao contrário do chefe, o líder é uma figura motivadora e trabalha em conjunto com sua equipe, enquanto o chefe possui um perfil mais autoritário e apenas dá ordens em sua equipe. O que pode ser mais problemático do que se imagina para a equipe.
Agora que você sabe o que é um líder, vale a pena saber o que ele faz.
É responsabilidade do líder saber atrair e guiar de forma inspiradora sua equipe e todos aqueles que estão ao redor. É responsabilidade do líder fazer com que a equipe obtenha resultados por decisão própria, além de dividir tarefas e deixar todos confortáveis para participar do processo de decisão e também de execução, já que é capaz de desenvolver não só suas próprias habilidades, mas também do seu time para serem protagonistas e não apenas ele, em função do cargo de destaque.
Vantagens
Ao ser um líder você consegue ter diversas vantagens não só em sua vida profissional, mas também pessoal.
- Mais autonomia;
- Crescimento pessoal e profissional acelerado;
- Senso de empatia;
- Contribui para o crescimento das pessoas que o cercam;
- Melhora sua performance;
- Aumenta seus ganhos financeiros.
Cada vantagem complementa uma habilidade incrível que faz diferença para a sua equipe.
Dicas
Agora que você sabe tudo isso, confira como desenvolver a liderança.
- Entenda seu estilo de liderança;
Identifique seus pontos fortes e fracos, mas não se prenda apenas a eles. Verifique as áreas que você precisa melhorar para elevar o nível da empresa. Tenha uma visão geral de como trabalham e como podem melhorar o nível da empresa. Mas, para fazer isso, faça alguns testes de estilo de liderança.
- Seja o primeiro a incentivar a criatividade no trabalho;
As características de um líder não é apenas o estímulo intelectual, mas também a criatividade. É preciso ter determinação para expressar a criatividade no trabalho e, com isso, trará mais engajamento de todos. Incentivar a criatividade dos demais cargos é uma das formas de preservar a empresa. Para colocar isso em prática é preciso estimular o pensamento e o raciocínio através de desafios aos membros.
Confira se todos podem alcançar os objetivos das atividades propostas no ambiente profissional para que todos possam aproveitar ainda mais as suas táticas.
Para saber se suas técnicas estão sendo eficazes peça sempre um feedback para a sua equipe e os demais.
- Seja exemplo para os outros profissionais;
Ser um bom exemplo para os outros é um fator essencial para a liderança transformacional. É preciso ser um bom exemplo para que os demais consigam reconhecer esforço e ter admiração para com seu líder e todo o trabalho a ser desenvolvido.
- Tome as decisões certas nos momentos adequados
O que torna um líder qualificado é saber agir em diversas situações, desde fáceis até as mais complexas. Apesar de parecer algo simples, é mais sério para um líder que está atento com sua postura de liderança. Para tomar a decisão certa no momento adequado é necessário ter resiliência e prudência para conseguir tirar proveito das situações que aparecem, por mais complicadas e estressantes que sejam.
- Aproveite o trabalho em equipe e desenvolva empatia;
O trabalho em equipe oferece diversidade, inclusão e experiências distintas; por isso, desenvolvê-lo e aproveitá-lo ao máximo possível é uma das melhores decisões que pode tomar. Toda a equipe ganha e você ainda consegue aprender algo novo a cada nova tarefa a ser cumprida. Comunicar-se claramente com o outro tornará isso muito mais fácil do que pensa e o ajudará a ter e receber empatia, é uma via de mão dupla que você não deve desprezar.
- Atitudes positivas.
Mantenha uma atitude positiva sempre que for possível para que não seja algo forçado ou até mesmo desgastante para você. Ser otimista influencia os demais membros, por isso, seja otimista e tenha atitudes positivas à medida que pode. Isso fará com que os demais sintam-se motivados a cumprir suas respectivas tarefas além do esperado.
Livros
Caso a prática destas dicas não te ajudem tanto, então indicamos alguns livros, como: “Mindset: A nova psicologia do sucesso” de Carol S. Dweck, “Liderança” de Daniel Goleman, “Empatia Assertiva” de Kim Scott que serão um auxílio ainda melhor para você se tornar um líder de sucesso tanto em sua vida pessoal quanto profissional.