Carreira

6 dicas para aumentar sua inteligência interpessoal

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Seja para o mercado de trabalho, quanto para sua vida pessoal, entender a se comunicar melhor é fundamental. Por isso, desenvolver sua inteligência interpessoal é importante para sua rotina. Assim, você consegue melhorar sua carreira e aumentar a qualidade da sua vida, principalmente, lidando com as pessoas. Dessa forma, separamos as principais dicas para aumentar sua inteligência interpessoal, de acordo com especialistas.

Com isso, você vai entender os hábitos e aspectos que fazem melhorar a forma como você interpreta e também que as pessoas te ouvem. Logo, ao melhorar sua comunicação, fica mais fácil ser ouvido e melhorar seu dia a dia, além de criar empatia.

Aprenda o que é inteligência interpessoal?

De acordo com professor Gardner, da Universidade de Harvard, existem vários tipos de inteligência que o ser humano pode ser e desenvolver em sua vida. Uma das mais interessantes para o mundo atual é a interpessoal, principalmente, por ser vital em empresas no mundo de hoje.

Assim, as pessoas que têm esse tipo de inteligência desenvolvida são mais empáticas e cativam mais o seu público. Por isso, é tão importante desenvolver essa habilidade no mercado de trabalho. Além disso, mesmo que você não possua essa inteligência tão desenvolvida, você pode conseguir melhorar ela pouco a pouco com essas dicas para aumentar sua inteligência interpessoal:

Aprenda a desenvolver a boa comunicação em poucos passos!

Relacione-se com pessoas diferentes

Um dos aspectos importantes de aumentar sua inteligência interpessoal é respeitar todo tipo de pessoa. Afinal, ninguém é igual a ninguém, existem pessoas semelhantes, porém, não iguais no mundo. Portanto, é interessante para você entender cada diferença e principalmente respeitar para criar empatia.

Essa é uma das dicas para aumentar sua inteligência interpessoal por ser vital para entender como cada pessoa pensa. Assim, fica mais simples se comunicar da forma que ela entende e também entender o comportamento dela no dia a dia.

Os segredos da comunicação não-violenta no local de trabalho!

Ouça mais as pessoas

Outra característica importante para aumentar sua inteligência interpessoal é saber ouvir as pessoas, especialmente, no dia a dia. Com isso, aprender a exercitar a escuta ativa é fundamental no seu cotidiano, principalmente, no seu trabalho.

É certo que em muitos momentos perdemos tempo com repetições de ideias em reuniões e no dia a dia trabalhando. Então, se você quer ser mais eficaz é interessante ouvir da melhor forma possível, algumas dicas para melhorar sua escuta são:

  • Ouvir para entender não para responder;
  • Evitar distrações durante a fala de uma pessoa;
  • Olhar no olho da pessoa que está falando;
  • Virar o seu corpo, especialmente, o seu tronco para a direção de quem está falando.

Principais dicas para desenvolver a capacidade de escutar!

Saia da zona de conforto e interaja com as pessoas

Em muitos momentos da nossa vida estamos diante de uma pessoa e acabamos direcionando nossa atenção para o celular. Atualmente, você nota isso em filas de serviços, em pausas no trabalho e outras situações. Por isso, uma das dicas para aumentar sua inteligência interpessoal que te diferencia de outras pessoas é não perder uma oportunidade dessa.

Sempre existe uma interação que deixamos passar no dia a dia, seja ela uma saudação de bom dia, até mesmo uma conversa sobre o tempo. Praticar qualquer habilidade é fundamental, a conversação também é assim. Portanto, tente se voluntariar para abrir diálogo com outras pessoas, especialmente, as que não conheçam. Essa é uma excelente forma de desenvolver suas habilidades sociais e melhorar sua comunicação.

Lidere algum projeto, crie autonomia

Existem muitos projetos que deixamos no papel, seja ele social e principalmente os pessoais. É interessante entender que esse tipo de ação te faz evoluir uma habilidade vital para ter mais inteligência emocional e autonomia.

A autonomia é um comportamento muito procurado atualmente, principalmente no mercado de trabalho. Simplesmente, é a capacidade de resolver os pepinos que são comuns em situações rotineiras. Assim, aumenta sua liderança de si e de outras pessoas, especialmente, delegando funções todos os dias.

Características de um bom líder: Entenda tudo o que uma posição de liderança precisa!

Faça apresentações

Fazer apresentações, principalmente, em público é um dos maiores medos das pessoas no mundo de hoje. Com isso, saber se expressar para outras pessoas é um diferencial e uma das dicas para aumentar sua inteligência interpessoal. Logo, quem tem essa capacidade consegue desempenhar liderança e melhora sua chance no mercado de trabalho.

Além disso, criar uma apresentação, mesmo que não tenha nenhuma remuneração financeira, te ajuda na carreira. Todo grande profissional de alguma área em algum momento da vida profissional precisa apresentar uma ideia.

Tenha senso de humor

Outra habilidade de quem tem inteligência interpessoal é ter bom humor, especialmente, em momentos de estresse e difíceis. Assim, é um comportamento que pode ser aprendido também na sua vida, mesmo que não tenha. Com isso, em ambientes sérios você sempre pode criar pontos para relaxar as outras pessoas.

Dessa forma, esse tipo de pessoa é capaz de trazer mais leveza nas outras pessoas através dessa influência. Tente não levar tudo tão a sério, principalmente no cotidiano do trabalho. Essa é uma das dicas para aumentar sua inteligência interpessoal mais importantes.

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