Carreira

5 livros ideais para você conseguir melhorar a sua oratória

Publicado

em

Quer conquistar o público, mas não sabe como? Conheça os principais livros que te ajudam a desenvolver uma boa oratória para você conseguir falar bem em público e fazer uma apresentação impecável. 

O que significa oratória

Assim como está no dicionário, a oratória significa a arte de falar em público de forma persuasiva.Falar em público, orar, discursar, ganhar a atenção e encantar o seu público é nada mais do que uma habilidade artística.

Você pode ter diversos exemplos de oratória, como um ator em cena que está exercendo a arte e a profissão. Na apresentação de um monólogo, é necessário ser um excelente orador para prender a atenção de todos durante a apresentação. 

A oratória está presente em diversos momentos do dia a dia, sendo capaz de convencer e de conectar as pessoas às suas ideias, seja em apresentações da empresa, convencer o atendente a dar uma nota mais nova ou em moedas, um encontro com a pessoa incrível que você tem interesse e quer desenvolver um bom diálogo. 

Importância e vantagens de falar em público

Quando falamos de oratória estamos dizendo sobre a necessidade de conseguir expressar-se bem para o outro, seja por uma ideia sua, uma palestra ou uma conversa cotidiana. Aqueles que desenvolvem-se bem em público estão cada vez mais ganhando espaço e destaque no ambiente profissional e pessoal, já que conseguem não só se desenvolver bem, mas consegue convencer e influenciar as pessoas ao seu redor sobre seus respectivos interesses ou até mesmo demonstrando suas qualidades. 

Entre algumas vantagens de falar bem em público inclui:

  • Destaca e garante sua presença;
  • Transmite credibilidade e segurança;
  • Amplia o networking;
  • Traz benefícios interpessoais.

As pessoas ao seu redor passam a querer ouvi-lo mais vezes por conta da excelente oratória, ao prender a atenção do seu público você transmite mais autonomia sobre o que se fala e conhece. Por conta disso, ao treinar e desenvolver a oratória você consegue conquistar diversos objetivos tanto pessoais quanto profissionais. 

Mitos sobre a oratória

Apesar da oratória ser de conhecimento comum de diversas pessoas, há muitos mitos que cercam o assunto. Mesmo que todos saibam seus respectivos benefícios ou estejam em contato com pessoas que saibam falar em público, muitos acreditam nos mitos. Como:

  • Praticar a oratória é difícil;

Não é difícil, quanto mais prática, mais fácil será falar em público. Não há nenhum mistério em desenvolver falar em público.

  • Saber falar em público é um dom;

Muitos também atrelam que falar em público é um dom, “nasce assim”, mas não é verdade. É uma técnica que se desenvolve, alguns conseguem isso mais rápido ou “naturalmente” e outros apenas treinando.  

  • A forma não é tão importante quanto o conteúdo;

Aqueles que dizem que a forma como será apresentado não é tão importante quanto o conteúdo é uma verdadeira mentira, já que é preciso que ambas coisas estejam alinhadas. É necessário dar atenção tanto à forma de apresentação quanto ao conteúdo. 

  • Pausas significam despreparo e segurança;

Fazer pausas entre as palavras ou uma ideia e outra não é um despreparo ou insegurança. Determinados discursos fazem mais efeito e prendem a atenção do público com alguma pausa.

  • Falar alto auxilia para prender a atenção do público;

Falar alto não significa que terá a atenção do público, mas ter controle do seu tom de voz e ênfase no que é necessário, sim. Por isso, tenha atenção a como será conduzida a apresentação.

  • Uma apresentação de qualidade possui slides.

A mentira mestra é que a apresentação sempre deve ter slides, mas não é verdade. Uma boa apresentação consiste no alinhamento da fala com o conteúdo. 

Esses são os principais mitos acerca do assunto. Quanto antes souber, mais fácil será para você entender que não é nada a respeito de dons. 

Livros para conseguir ajudar na sua oratória

Conheça os principais livros que auxiliam você a desenvolver a oratória, como: 

  • 29 minutos para falar bem em público (2015), de Reinaldo Polito e Rachel Polito;
  • Vença o medo de falar em público (2017), de Reinaldo Polito;
  • Comunicação Assertiva: aprenda a arte de falar e influenciar (2021), de Débora Brum;
  • Rápido e Devagar (2012), de Daniel Kahneman;
  •  TED: Falar, convencer, emocionar (2013), de Carmine Gallo e Cristina Yamagami. 

Agora que você sabe tudo isso basta ter uma boa leitura e seguir as dicas! 

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile