Carreira

5 dicas para não se estressar tão fácil no trabalho

Publicado

em

Anda extremamente estressado e atarefado que isso tem atrapalhado seus relacionamentos com a família, amigos e até mesmo os colegas de trabalho? Confira estas dicas para não deixar o estresse arruinar tudo, inclusive, seu desempenho!

Estresse

Se você trabalha em um ambiente estressante você deve saber que é extremamente danoso não só a sua saúde, mas de todos os envolvidos, inclusive, para a empresa que possui sua produtividade comprometida. 

Entre as principais causas de estresse podemos citar o excesso de trabalho, os problemas de relacionamento com colegas, cobranças inadequadas ou em demasia são alguns fatos que desencadeiam o estresse no cotidiano de diversas organizações. 

E, apesar de parecer normal, a frequência com que isso ocorre traz mais danos do que se pode imaginar. Tanto para a saúde física, como exaustão, facilidade em desenvolver problemas cardiovasculares quanto psicológica, como cansaço mental, desânimo frequente ou uma síndrome de burnout. 

Caso o estresse não seja devidamente diagnosticado e combatido, a situação compromete não só a competitividade da empresa, mas gera custos com os afastamentos e cuidados com a saúde. Por isso, vale a pena investir em um ambiente agradável para o bem estar de todos. 

Entretanto, nem todos sabem o que causa e, por isso, conheça abaixo.

O que causa 

O mercado de trabalho está extremamente competitivo e a busca desenfreada por resultados – principalmente incríveis – criam um ambiente propício para ocorrer o estresse no trabalho. 

Há diversos fatores que contribuem para isso, entre eles, a competição entre os profissionais que faz com que alguns relacionamentos entre os colaboradores fique comprometido. 

A tecnologia contribui muito não só para o aumento da competitividade, mas também da produtividade. Mas, ela também pode manter os colaboradores em constante estado de alerta e com dificuldades para encerrar, de fato, o expediente e as questões do escritório. 

Esse, inclusive, pode ser apenas um gatilho no processo de esgotamento, sendo comum nas situações estressantes. 

Para descobrir o que causa o estresse no trabalho, vale salientar as principais como:

  • Dificuldade de comunicação;
  • Excesso de trabalho;
  • Metas irreais para a função;
  • Lideranças confusas; 
  • Remuneração incompatível; 
  • Distribuição inadequada de atividades. 

Além destes, vale a pena dizer sobre problemas de ergonomia, poluição sonora, iluminação precária e mobiliário inadequado. 

Dicas

Para evitar o estresse no trabalho, você pode seguir as seguintes dicas:

  • Mapeie o que lhe causa estresse, como poluição sonora, ergonomia ou alguma meta irreal imposta ao seu setor/cargo;
  •  Reconheça e dimensione seus problemas;

Os problemas considerados normais não significa que devam ser frequentes ou que sejam, de fato, normais. O bom profissional deve enfrentar as dificuldades e conviver com as situações estressantes sem prejudicar seu desempenho ou saúde. Drible o entendimento de que deve ser um super herói e suportar tudo. Seja resiliente e reconheça seus problemas, as necessidades de sua saúde física e mental para que possa tratá-los posteriormente de forma eficiente.

  • Respeite seu horário;

Não faça constantes horas extras ou leve trabalho para casa. Cumpra seus horários e respeite os horários dos outros. A sobrecarga de atividades é um dos principais problemas que causa estresse no trabalho e tem resultado direto no desempenho dos colaboradores. Por isso, respeite seu horário de entrada e saída, desligue-se das atividades da empresa após o expediente. 

  • Organize suas tarefas e diga não;

Não pegue todas as tarefas do escritório para si. Delegue tarefas, organize os prazos e prioridades a fim de poder melhorar seu próprio desempenho e evitar estresse por cobranças de prazo. 

  • Tenha comportamentos saudáveis;

Como alimentação, prática de atividades físicas como a ginástica laboral podem ser eficazes para prevenir o estresse no trabalho. Além de elaborar dinâmicas para melhorar a comunicação e trabalho em equipe entre os colaboradores. 

Basta seguir estas dicas e outros melhores hábitos que ajudam a evitar o estresse virão progressivamente. Além do mais, tolerar chefes autoritários em silêncio é prejudicial, por isso, recorra a atividades de lazer e descanso para aliviar a tensão.

Desta forma, será mais fácil lidar com o estresse e os acasos que a rotina proporciona.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile