Carreira

5 Dicas para causar uma boa impressão profissional

Publicado

em

O primeiro contato com um entrevistador, com um cliente ou mesmo com gestores pode ser fundamental para carreira. Por isso, aprender dicas para causar uma boa impressão pode te ajudar na sua vida profissional e também pessoal.

Logo, existem características que são importantes para conseguir ter um bom primeiro contato. Além disso, a primeira impressão é capaz de indicar se a pessoa pode confiar ou não em outra. Portanto, se quer ter sucesso em sua vida, é fundamental entender essas dicas para causar uma boa impressão.

Então, para aprender tudo o que precisa, continue com a gente até o final.

Sorria

Uma das dicas para causar uma boa impressão mais importante é sorrir, principalmente no seu primeiro contato. Logo, um sorriso é capaz de indicar boas intenções e principalmente começar com um ambiente mais leve.

Com isso, a conversa pode iniciar de maneira agradável, especialmente numa entrevista, por exemplo. Vale lembrar que com a pandemia existe o uso de máscaras, o que pode dificultar um pouco de sorrir.

Contudo, o sorriso pode ser feito também com o rosto e não apenas com a boca, por isso, você pode sorrir também de máscara.

Deixe que a pessoa fale primeiro

Um dos aspectos mais importantes de uma boa comunicação é saber ouvir, portanto, deixe que a pessoa comece a falar primeiro. Logo, além de mostrar educação, você causa uma boa primeira impressão, principalmente no começo da conversa. Além disso, tente ouvir tudo o que a pessoa tem a dizer sem interromper ou ficar pensando na resposta.

Esse é um dos maiores erros no momento de tentar criar um bom diálogo para ambas as pessoas. Logo, é uma das dicas para causar uma boa impressão mais importantes, então, deixe as pessoas falarem, especialmente numa conversa profissional.

Linguagem corporal

A linguagem corporal é fundamental e uma das dicas para causar uma boa impressão mais importantes. Vale lembrar que grande parte da comunicação é feita através do corpo, inclusive mais que a comunicação verbal.

Por isso, é interessante se manter ereto, com uma postura aberta e principalmente com os olhos voltados para quem está se comunicando. Além disso, evite ficar de braços cruzados, pernas cruzadas, mexer muito o pé, essas são posturas muito ruins para uma boa comunicação.

Tente também gesticular com as mãos, contudo, não exagere muito para não parecer falso ou que está atuando. Logo, é interessante treinar bastante no espelho, especialmente para entrevistas de emprego.

Não mexa no seu telefone celular

Uma das dicas para causar uma boa impressão e que é um erro comum entre a maioria das pessoas é mexer no celular durante a conversa. Isso pode minar suas chances de conseguir ter uma conversa saudável, principalmente em diálogos profissionais.

Logo, tente evitar usar, mexer e responder ao celular durante uma interação, especialmente em conversas importantes. Além disso, tente colocar seu celular no silencioso para não ter esse problema durante uma interação.

Leia bastante

Uma das dicas para causar uma boa impressão e que ajudaria muitas pessoas é criar o hábito de ler. Muitos diálogos são ruins por conta do raso conteúdo que as pessoas podem oferecer durante a interação.

Logo, a leitura pode trazer conversas mais profundas e conhecimentos mais interessantes para usar. Além disso, ler mais ajuda a melhorar a capacidade de comunicação e aumenta o vocabulário do praticante.

Por isso, tente ler jornais, notícias, na internet e principalmente livros da sua área de atuação. Se quer ter acesso a conteúdos interessantes para sua carreira, continue com a gente no próximo artigo.

Se tem alguma dúvida, deixe nos comentários para te ajudarmos!

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile