Carreira
4 erros comuns em empreendedores iniciantes
Ter o próprio negócio é um sonho que muitas pessoas procuram realizar. Contudo, é importante tentar fazer da melhor maneira, principalmente no início do empreendimento.
Por isso, aprender os 4 erros comuns em empreendedores iniciantes pode te fazer sair na frente e evitar a falência. Que é o caso de 50% das empresas do mercado brasileiro que fecham as portas antes de completar dois anos.
Então, se deseja ter sucesso como empreendedor, é preciso evitar alguns problemas aprendendo o que precisa no início do negócio. Logo, para entender tudo, com isso, evitar a falência do seu negócio é importante que continue lendo até o final.
Não ter planos de negócio
Um plano de negócios é um planejamento que abrange todos os processos do empreendimentos. Com isso, ele indica oportunidades e principalmente metas para resolver o seu negócio.
Por isso, é um dos 4 erros comuns em empreendedores iniciantes, que começam sem ter um plano de negócios. Logo, acabam não sabendo quanto tem que fazer para sobreviver e principalmente quais processos são importantes.
Além disso, o plano de negócios pode te ajudar a entender quanto de dinheiro precisa para o seu negócio dar certo. Então, é interessante conseguir fazer esse plano, especialmente se estiver iniciando no mundo do empreendedorismo.
Não saber gerir suas finanças
Não gerir suas finanças é um dos principais dos 4 erros comuns em empreendedores iniciantes. Logo, o principal deles é não saber gerir a liquidez do negócio, com isso, acabam juntando o dinheiro do empreendimento com o pessoal. Então, acontece a perda de controle do dinheiro que entra e principalmente do que sai da empresa.
Por isso, é importante separar bem o que é o dinheiro da empresa, do que é dinheiro pessoal. Apesar do negócio ser para ganhar dinheiro, é interessante entender que ele precisa ser sustentável.
Portanto, uma boa dica, popular entre a maioria dos empreendedores, é reinvestir o dinheiro do lucro, principalmente no começo.
Não negociar com os fornecedores
Não negociar com os fornecedores é um dos mais populares erros de empreendedores iniciantes. Logo, seja por vergonha, ou mesmo por falta de prática, o profissional não consegue negociar preços menores. Além disso, é interessante para quem começa um negócio sempre ter produtos mais baratos.
Com isso, ter mais liquidez e principalmente investimentos para sustentar o negócio, portanto, negociar com o fornecedor é fundamental.
Não ter controle de fluxo de caixa
Fluxo de Caixa é um documento com todos os valores que saem e que entram na empresa. Assim como as finanças pessoais saudáveis que exigem um controle cerrado de todas as receitas e principalmente as despesas.
Com um negócio saudável também é possível seguir o mesmo caminho. Contudo, esse é um dos 4 erros comuns em empreendedores iniciantes, especialmente em quem não tem controle financeiro.
Por isso, é interessante começar com um controle de fluxo de caixa muito sério na empresa. Portanto, todo gasto deve ser verificado e anotado, além disso, é interessante entender os limites que você possui de gastos também.