Carreira
3 países para estudar de graça na Europa
Existem diferentes tipos de bolsas para estudantes de diferentes níveis fora do Brasil. Por isso, separamos 3 países para estudar de graça na Europa.
Logo, você terá acesso a 5 dessas plataformas que podem te levar para fazer um intercâmbio gratuitamente. Além disso, vamos abordar alguns requisitos e dicas de intercâmbio também para se sair bem em outro lugar. Então, se quer saber quais são os 5 países para estudar de graça na Europa.
Reino Unido
O Reino Unido é um dos melhores lugares do mundo para aprender uma cultura interessante, viver outro clima e principalmente aprender inglês. Com isso, existem também projetos de bolsas para jovens e adultos de outros países estudarem por lá. O projeto Chevening é um dos mais interessantes, especialmente para quem quer fazer mestrado.
Logo, a vaga é um oferecimento de 1 ano de mestrado na linha de pesquisa para estudantes. Além disso, a vaga oferecida já inclui despesas, principalmente para você focar em se desenvolver academicamente e conhecer mais a cultura britânica. Vale lembrar que as vagas abrem normalmente em Agosto, contudo é necessário realizar um teste de proficiência em inglês até julho para concorrer.
A vaga inclui:
- Bolsa mensal;
- Taxa de universidade;
- Custo do visto;
- Subsídio de chegada no país e volta ao Brasil;
- Passagens de ida e volta para o Brasil.
Para se candidatar é necessário também ser cidadão brasileiro e realizar três cursos no Reino Unido, além de receber convite para a universidade até julho. Além disso, é importante ter a sua certificação de proficiência nas seguintes escolas:
- Academic IELTS(paper or computer-based);
- Pearson PTE Academic;
- TOEFL iBT;
- C1 Advance (formerly Cambridge English: Advanced, CAE);
- Trinity ISE II(B2).
Logo, as cidades que você pode estudar são:
- Glasgow;
- Cardiff;
- Londres;
- Oxford;
- Bath, entre outras.
Alemanha
Um dos países 3 países para estudar de graça na Europa que possuem mais oportunidades. A Alemanha introduziu em todas as universidades do país a gratuidade. Com isso, apenas a pós e a graduação são pagas. Logo, é uma chance única de intercâmbio para complementar a sua formação.
Por lá existe uma plataforma chamada DAAD, que tem diferentes vagas para estudantes do Brasil. Além disso, existem diversas datas e escolas disponíveis para realizar essa atividade fora do país. Normalmente, as bolsas no na Alemanha oferecem:
- Bolsa entre 850 a 1200 euros;
- Aluguel;
- Custo de vida e passagens de ida e volta da Alemanha;
- Subsídio para viagens dentro do país;
- Curso de alemão.
Alguns dos requisitos para conseguir a vaga são:
- Ter finalizado estudo no mínimo 6 anos antes da aplicação (no caso da pós);
- Não ter residido na Alemanha por mais de 15 meses;
- Ter 2 anos trabalhados;
- Certificação em Alemão ou curso exigido.
As cidades que você pode morar são:
- Berlim;
- Dresden;
- Nuremberg;
- Munique, entre outras.
Holanda
Outro país muito convidativo para estudar de graça é a Holanda, além disso, existem programas voltados para estudantes brasileiros. Logo, a Orange Tulip Scholarship oferece cursos em inglês para cidadãos do Brasil, ao total são mais de 80 bolsas que podem ser integrais e em meio período. Vale lembrar que são em diferentes níveis de graduação ou MBA e mestrado.
Os benefícios podem chegar a 25 mil euros anualmente e ajuda de custo adicional durante todo o curso. Existem datas para inscrições diferentes em cada escola, para se candidatar é necessário:
- Ser cidadão brasileiro;
- Ter bom desempenho acadêmico;
- Estar em processo de admissão em alguma das bolsas;
- Certificado em proficiência em inglês TOEFL iBT ou IELTS;
- Cópia do passaporte;
- Carta de motivação.
As principais cidades que aceitam esses cursos são: Amsterdam, Rotterdam, Utrecht e Maastricht.