GESTÃO DE TESOURARIA

Objetivos do curso: Capacitar o participante a aprimorar procedimentos financeiros e desenvolver soluções para os problemas rotineiros da tesouraria; Transmitir ao participante uma visão completa e integrada das tarefas de uma tesouraria, contribuindo para o aumento de sua produtividade; Proporcionar o necessário embasamento conceitual aos profissionais que têm apenas a vivência prática no assunto.

Benefícios esperados: Após o curso, o participante poderá coordenar  ou executar  as  atividades  numa tesouraria com  maior agilidade e  confiabilidade operacional;  melhorar os resultados  econômicos  das operações de pagamentos e recebimentos; elaborar ou aprimorar o   fluxo de caixa e atuar na  captação  e aplicação de recursos financeiros.

 A quem se destina: Profissionais que atuam  na tesouraria (financeiro, fluxo de caixa, contas a pagar e receber) e áreas afins (compras, comercial, contábil e financeiro) e buscam aprimoramento profissional ou  reciclagem profissional; Profissionais que estão se transferindo internamente  para a tesouraria, sem experiência prévia com essa atividade;  Empresários, estudantes e demais interessados no tema.

Datas, horário e local de realização: Dias  10, 11, 12 e 13 de dezembro de 2018,  de 18:30 às 21:30, na rua da Quitanda, 3 - 9º andar  (a duzentos metros da estação Carioca do metrô) - Centro -  Rio de Janeiro.

Carga horária: 12 horas-aula.

Investimento: R$ 280,00

Inscrições e informações:  http://www.ief.com.br/cadastro2.htm     e telefone (21) 2242-5971.   

Programa:

Contas a Receber: Fundamentos de análise de cadastro e crédito. Opções  para melhorar o  processo de faturamento.   Bases  para a otimização da cobrança bancária.  Técnicas e princípios para negociação com clientes.  Fixação de juros de mora, multa e descontos. Análise e controle da inadimplência. Principais Indicadores (giro, investimento, e prazo  médio de contas a receber). Integração com o fluxo de caixa.

Contas a Pagar: Técnicas para aprimorar as rotinas de pagamento. Avaliação dos sistemas bancários de contas a pagar. Aspectos importantes da retenção de impostos. Opções para agilização da conciliação bancária. Métodos de controle de pagamentos.

Organização da Tesouraria: Opções de formatação da tesouraria. Como obter boa integração com áreas-chaves da organização. Princípios para boa coordenação das atividades. Prevenção de erros e fraudes. Medidas para aumentar a produtividade. 

Administração de Caixa: Avaliação do efeito dos dos prazos de pagamento, recebimento e estocagem sobre o fluxo de caixa. Implantação e melhoria do fluxo de caixa da tesouraria. Como aprimorar as previsões de entradas e saídas de caixa. Medidas para convivência com caixa deficitário. Princípios para boa integração do fluxo de caixa com outras áreas.

Captação de Recursos Financeiros: Análise das linhas de crédito (conta garantida, desconto de duplicatas, antecipação de recebíveis, hot money, capital de giro, vendor, ACC/ACE e factoring.). Controle dos débitos de despesas financeiras em conta corrente. Cálculo do custo efetivo das linhas de crédito. Gestão do crédito de fornecedores.

Aplicações Financeiras: Princípios para aplicação das sobras e reservas de caixa. Análise das aplicações em CDB, fundos de investimento, títulos públicos e privados. Aplicações via financiamento de clientes e fornecedores. Cálculo da rentabilidade líquida das aplicações financeiras.

 Professor:   Edno Oliveira dos Santos, Mestre em economia empresarial (UCAM), MBA-Executivo pela UFRJ/COPPEAD,  autor do livro “Administração Financeira da Pequena e Média Empresa” - Editora Atlas e dos eBooks "Formação de Preços" e "Matemática Financeira" (AMAZON),  consultor econômico-financeiro, experiência profissional e acadêmica na Vale, PETROBRAS, Universidade Gama Filho, Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças - RJ.

IEF - INSTITUTO DE ESTUDOS FINANCEIROS -   29 anos de atividade em treinamento.