FINANÇAS PARA PROFISSIONAIS NÃO FINANCEIROS

Datas, horário e local de realização:  a definir.

 Informações e inscrições: usar o formulário localizado em  http://www.ief.com.br/cadastro2.htm  .   

Objetivo do curso:

A compreensão dos principais conceitos e  princípios de finanças empresariais, ainda que em nível  introdutório, traz grande contribuição  para o bom  desempenho  de profissionais das diversas áreas, considerando que o objetivo de uma empresa é essencialmente econômico. Por trás de boas decisões de vendas, compras, logística, manutenção, contratos, pessoal etc., também encontramos  uma base econômica. Esse curso tem por objetivo capacitar profissionais de áreas não financeiras a compreender e usar  conceitos, princípios e instrumentos financeiros, permitindo-lhes desenvolver suas atividades com maior eficiência econômica.

A quem se destina: Profissionais das áreas de vendas, compras, produção, operação, logística, recursos humanos, análise de negócios, empresários, além de estudantes e outros interessados no tema.

Metodologia didática: Treinamento objetivo, ministrado em linguagem acessível a pessoas sem vivência em finanças empresariais e enriquecido com exercícios e casos práticos.

Programa:

Planejamento e Controle Financeiro: Noções de apuração e redução de custos. Fundamentos de economia empresarial. Principais indicadores de eficiência econômica (margem de lucro, margem de contribuição e taxa de retorno). Análise de custo-benefício. Fluxo de caixa projetado da empresa.    
  

Análise financeira e fundamentos de tributação: Cálculo e interpretação dos índices de liquidez, endividamento e rentabilidade. Principais tributos federais, estaduais e  municipais. Sistemas de tributação (Super Simples,  Lucro Presumido e Lucro Real).   
 

Cálculos Financeiros básicos:  Juros e descontos. Valor presente e valor futuro de um fluxo de pagamentos. Atualização monetária de valores. Valor real e valor nominal. Avaliação econômica de decisões de vendas, compras, produção e logística. Elementos de cálculo financeiro para negociação.
 

Indicadores macroeconômicos:  Análise comparativa  dos principais índices de inflação. Principais taxas de juros da economia (SELIC, CDI, TR, TJLP). PIB, inflação, taxa de juros e de câmbio. Influência das variáveis macroeconômicas sobre a economia da empresa.

Cadastre-se para  avisarmos sobre futuras apresentações desse curso.

 

   IEF - INSTITUTO DE ESTUDOS FINANCEIROS -   28 anos de atividade em treinamento.