FLUXO DE CAIXA E CAPITAL DE GIRO

Objetivos do curso: Transmitir as técnicas e princípios necessários a uma eficiente gestão de caixa e capital de giro, permitindo aos participantes adquirir ou aprimorar conhecimentos para desenvolver ou avaliar práticas financeiras em suas organizações. Contribuir para a prevenção e solução dos problemas de caixa e capital de giro, enfatizando os aspectos práticos de todos os temas abordados.

Porque fazer esse curso? Aborda o fluxo de caixa de forma bastante prática e objetiva, mostrando como fazer sua implantação e também seu aprimoramento. Apresenta as dificuldades reais de utilização, as falhas mais frequentes,  além de  apresentar as soluções indicadas para resolver tais dificuldades. Aborda o tema capital de giro pelo enfoque de falta e de sobra, apresentando os princípios instrumentos de análise para lidar com este importante tema. Tudo fartamente ilustrado com o emprego de exemplos reais e planilhas práticas. É ministrado regularmente desde 1998.

Datas, horário e local de realização:   a definir.

Inscrições e informações: http://www.ief.com.br/cadastro2.htm  

Programa:

Fluxo de caixa: Implantação e avaliação de sistemas de fluxo de caixa financeiro. Principais usos do fluxo de caixa. Montagem do fluxo de informações para o fluxo de caixa. Métodos de previsão de caixa. Opções para elaborar o fluxo de caixa anual. Tratamento da incerteza nas previsões de caixa. Modelos de simulação no fluxo de caixa com o Excel.

Análise e planejamento de caixa: Cálculo do valor ideal de caixa. Ponto de equilíbrio de caixa. Ìndices de liquidez. Índices de cobertura de caixa. Índice EBITDA. Geração operacional de caixa. Identificação de lucro sem caixa e caixa sem lucro.

Controle de caixa: Princípios para uma boa gestão de caixa. Como lidar com o fluxo de caixa volátil. Políticas financeiras para caixa deficitário ou superavitário. Medidas para reduzir o déficit de caixa. Como aumentar a geração de caixa sem aumento do resultado.

Análise do capital de giro: Giro de caixa. Ciclo de caixa. Caixa mínimo operacional. Necessidade de Capital de Giro. Efeito Tesoura. Índices de capital de giro. Índices para gestão de estoques. Limites do autofinanciamento.

Administração do capital de giro: Controle do capital de giro com políticas de contas a pagar, receber e de estocagem. Custo da reserva para capital de giro. Dilema da gestão do capital de giro. Previsão da ocorrência de crises de capital de giro. Medidas de reestruturação financeira.

Complemento: Distribuição de planilhas de fluxo caixa contendo modelos para comércio, indústria e serviços, incluindo simulações. Distribuição de planilhas contendo ferramentas para análises de capital de giro.

 Professor: Edno Oliveira dos Santos,  Mestre em economia empresarial (UCAM), MBA-Executivo pela UFRJ/COPPEAD, pós-graduado  em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas, autor do livro “Administração Financeira da Pequena e Média Empresa” - Editora Atlas e do eBook "Matemática Financeira",  consultor econômico-financeiro,  experiência profissional e acadêmica  na Vale do Rio Doce, PETROBRAS, Universidade Gama Filho, Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros etc.

Cadastre-se para  avisarmos sobre futuras apresentações desse curso.

 

   IEF - INSTITUTO DE ESTUDOS FINANCEIROS -   28 anos de atividade em treinamento.