FLUXO DE CAIXA E CAPITAL DE GIRO

Objetivos do curso: Transmitir os conhecimentos necessários a uma eficiente gestão de caixa e capital de giro, capacitando os participantes a  implantar  ou aprimorar os procedimentos  utilizados nesse campo de trabalho.

Metodologia:  Mesmo os ERPS mais poderosos contribuem apenas com dados realizados, mas o principal desafio para o fluxo de caixa usado na tesouraria das organizações é  fazer as previsões. O curso mostra como fazer isso ou melhorar os procedimentos de previsão já existentes. Discute as dificuldades reais da operação do fluxo de caixa, as falhas mais frequentes e os formatos recomendados.   Trata  o tema capital de giro pelo enfoque de falta e de sobra, apresentando os princípios instrumentos de análise aplicáveis.  Tudo é fartamente ilustrado com o emprego de exemplos reais e planilhas práticas.

A quem se destina: Profissionais de tesouraria e de   controladoria, consultores, empresários,  estudantes e outros interessados no tema.

 Datas, horário e local de realização:   Dias  8, 9, 10 e 11 de abril  de 2019,  de 18:30 às 21:30,  na Rua da Quitanda, 3 - 9º andar - Centro (a duzentos metros da estação Carioca do metrô) - Rio de Janeiro – RJ.

Investimento: R$ 280,00.

Inscrições e informações:   http://www.ief.com.br/cadastro2.htm   tel. (21) 2242-5971. 

Programa:

Fluxo de caixa: Implantação e avaliação do  fluxo de caixa financeiro. Principais usos do fluxo de caixa. Montagem do fluxo de informações para o fluxo de caixa. Métodos de previsão de caixa. Opções para elaborar o fluxo de caixa anual. Tratamento da incerteza nas previsões de caixa. Modelos de simulação do fluxo de caixa com o Excel.

Análise e planejamento de caixa: Cálculo do saldo ideal de caixa. Ponto de equilíbrio de caixa. Índices de liquidez. Índices de cobertura de caixa. EBITDA. Fator Lambda para previsão de esgotamento de caixa.   Análise de lucro sem caixa e caixa sem lucro.

Controle de caixa: Princípios para uma boa gestão de caixa. Como lidar com o fluxo de caixa volátil. Políticas financeiras para caixa deficitário ou superavitário. Medidas para reduzir o déficit de caixa. Como aumentar a geração de caixa sem aumento do resultado.

Análise do capital de giro: Giro de caixa. Ciclo de caixa. Caixa mínimo operacional. Necessidade de Capital de Giro. Efeito Tesoura. Overtrading.  Índices de capital de giro.  Análise e controle do  autofinanciamento.

Administração do capital de giro: Controle do capital de giro com políticas de contas a pagar, receber e de estocagem. Custo da manutenção de reserva de capital de giro. Dilema da gestão do capital de giro. Previsão da ocorrência de crises de capital de giro. Medidas de saneamento  financeiro.

Complemento: Distribuição de planilhas de fluxo caixa contendo modelos para comércio, indústria e serviços, incluindo simulações. Distribuição de planilhas contendo ferramentas para análises de caixa e capital de giro.

 Professor: Edno Oliveira dos Santos, Mestre em economia empresarial (UCAM), MBA-Executivo                     (UFRJ/COPPEAD), autor do livro “Administração Financeira da Pequena e Média Empresa” - Editora Atlas e dos eBooks "Matemática Financeira" e "Formação de Preços" (AMAZON), consultor econômico-financeiro, experiência profissional e acadêmica na Vale, PETROBRAS, Universidade Gama Filho, Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças - RJ.

 

   IEF - INSTITUTO DE ESTUDOS FINANCEIROS -   30 anos de atividade em treinamento.