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CONTAS A PAGAR E RECEBER

Datas, horário e local de realização do curso:  Dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2019, de 18:30 às 21:30, na Avenida Rio Branco, 124 – 12º andar (a duzentos metros da estação Carioca do metrô). - Centro - Rio de Janeiro.

A quem se destina:  profissionais  da área financeira (os que buscam se atualizar profissionalmente, os recém-promovidos e os candidatos a promoção); pessoas que pretendem trabalhar nessa área; empresários,  estudantes e outros interessados no tema.

Objetivos do curso:

- Capacitar o participante a executar as  atividades de pagamento e recebimento  com mais eficiência, melhorando os aspectos de segurança, produtividade e custo operacional da organização.

- Ajudar no progresso profissional ou na empregabilidade do participante com a transmissão de conhecimentos práticos que são muito solicitados e valorizados pelo mercado de trabalho.

Metodologia didática:  apresenta uma  abordagem objetiva dos temas, ilustrada com exemplos reais e  voltada para a aplicação prática.  Todo o conteúdo é enriquecido com exemplos  extraídos de situações reais de organizações  de porte e segmentos variados.

Diferenciais:   é apresentado há mais de vinte de anos em todo o Brasil, nas modalidades aberta e fechada, tendo recebido ótimas avaliações;   tem  boa  relação custo-benefício;   o conteúdo é marcado pela aplicabilidade prática e imediata.

Investimento: R$ 280,00.

Inscrições e informações:  http://www.ief.com.br/cadastro2.htm   tel. (21) 2242-5971.   

Programa do curso:

Contas a pagar:    Medidas para melhorar as rotinas de pagamento de notas fiscais, CTE´s, boletos, notas de débito e outros documentos de cobrança.  Novas tendências para definição  do calendário  de pagamentos.  Aspectos essenciais da retenção de impostos e contribuições. Procedimentos de segurança para as diversas formas de liquidação de pagamentos. Opções para gestão e controle do fundo rotativo (caixinha). Práticas  para melhorar o fluxo de informações junto aos fornecedores, prestadores de serviço e  fluxo de caixa.   Análise dos principais sistemas bancários de pagamento.

Contas a receber:  Avaliação das principais opções de recebimento (boletos, cartões, links de pagamento, etc.).  Formulação e análise  da política de contas a receber (prazo de pagamento, valor mínimo de boleto,  tratamento de inadimplentes, juros de  mora, multa e descontos).  Fundamentos de análise de cadastro e crédito. Características legais e financeiras dos documentos  de cobrança (boleto, nota fiscal, CTE, fatura, duplicata, contrato, etc.). Protesto de boletos, cheques e títulos.  Técnicas de cobrança amigável.  Como explorar todo o  potencial de informação dos relatórios bancários de cobrança.

Organização e controle: Procedimentos para aumentar a produtividade das atividades de pagamento e recebimento.  Como  prevenir  ou eliminar os principais pontos de estrangulamento interno e externo. Técnicas de controle e prevenção de erros e fraudes.   Medidas para melhorar a integração com as áreas internas correlatas. 

Aspectos financeiros: Medidas para redução dos custos operacionais de contas a pagar e receber. Práticas para agilizar a conciliação bancária com ou sem sistema informatizado. Como aproveitar as oportunidades de ganhos mútuos nas negociações  com fornecedores e clientes.    Avaliação do efeito dos prazos de recebimento e pagamento sobre o fluxo de caixa.  

Complemento: Discussão de problemas práticos de Contas a Pagar e Receber. Distribuição de planilhas práticas de apoio às atividades de controle de Contas a Pagar e Receber.

 Professor: Edno Oliveira dos Santos, Mestre em economia empresarial (UCAM), MBA-Executivo( UFRJ/COPPEAD),  autor do livro “Administração Financeira da Pequena e Média Empresa” - Editora Atlas e dos eBooks "Matemática Financeira" e "Formação de Preços" (AMAZON),  consultor econômico-financeiro, experiência profissional e acadêmica na Vale, PETROBRAS, Universidade Gama Filho, Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças - RJ.

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   IEF - INSTITUTO DE ESTUDOS FINANCEIROS -   30 anos de atividade em treinamento.