ANÁLISE DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS

 Objetivos do curso

O treinamento visa transmitir ao participante as seguintes habilidades:

- Apurar e estimar custos usando métodos gerenciais.

-  Formar  preços de produtos e serviços de forma analítica.

- Analisar custos e preços internos e externos, identificando anormalidades e tendências.

A quem se destina:  Profissionais de finanças, controladoria, marketing, compras, logística, empresários, estudantes e demais interessados no tema.

Metodologia didática: o curso é apresentado com um enfoque prático e objetivo, permitindo ampla aplicabilidade prática do seu conteúdo.  Todo o curso é ilustrado com exemplos práticos, extraídos de situações reais de organizações  de porte e segmentos variados. Também inclui  a apresentação e distribuição de planilhas práticas de apuração, análise de custos e formação de preços.

Datas, horário e local de realização: a definir.  

Inscrições e informações: http://www.ief.com.br/cadastro2.htm  

Programa do curso:

Classificação dos custos: Custos fixos, variáveis, diretos e indiretos.  Custo   de  reposição.  Custo afundado. Custo de oportunidade. Custo capitalizado. Custo marginal. Aplicação dos conceitos de custo para tomada de decisão.

Métodos de apuração de custos:  Custeio  direto. Custeio RKW. Fundamentos de custo ABC.   Depreciação econômica.  Roteiro para elaborar um sistema gerencial de custos para serviços, indústria ou comércio. 

Análise de custos: Análise horizontal e  vertical dos custos.  Análise quantitativa e análise monetária dos custos. Técnicas de atualização monetária de custos. Fixação de padrões de custo.  Como reconhecer variações transitórias e mudanças permanentes nos custos. Técnicas de estimação de custos. 

Formação de preços: Métodos de precificação (markup sobre o custo, margem de contribuição sobre o custo, margem sobre  venda e retorno sobre o investimento).  Inclusão de impostos, encargos sobre o preço,  descontos  e custos financeiros na formação do preço. Como tratar a substituição tributária (ST) do ICMS na formação do preço de venda.  Inclusão de juros implícitos  no preço para pagamento parcelado. Bases econômicas para formação do preço promocional. Técnicas de Revenue Management.

Tópicos especiais sobre preços: Formação de preços para concorrência. Cálculo de BDI.  Formação de preços contratuais. Montagem de  planilhas de preços  para indústria, comércio e serviços.

Cadastre-se para  avisarmos sobre futuras apresentações desse curso.

 

   IEF - INSTITUTO DE ESTUDOS FINANCEIROS -   28 anos de atividade em treinamento.